top of page
  • Writer's pictureRecreio Mobile

O Início do Recreio


Para começar um Guia para o Recreio dos Bandeirantes, contar um pouco da sua história é importante. Os moradores mais antigos devem conhecer muito sobre o início deste bairro, que hoje é um dos que mais cresce no Município do Rio de Janeiro. Mas os mais novos, é bem provável que não.

A história do Recreio se confunde com a história de um americano, Joseph Wesley Finch, nascido na Califórnia em 1884 e que nos anos 20 do século passado adquiriu um conjunto de terras, que hoje formaria a gleba B do Recreio, do Banco do Crédito Móvel, iniciando um processo de desenvolvimento do local para a venda de lotes.

A dificuldade para chegar até a área era grande, e o Sr. Finch, para atrair possíveis compradores, organizava excursões oferecendo uma feijoada a beira-mar. A longa viagem partia da Cinelândia, passava por Madureira, depois por Jacarepaguá e Estrada dos Bandeirantes, até a Estrada do Rio Morto e finalmente na Praia do Recreio.

Estrada próximo ao mar do Recreio - data desconhecida

Finch vendeu lotes do denominado Jardim Recreio dos Bandeirantes de 1921 até seu falecimento em 1934. Sua esposa então negociou com empresários a venda de seu espólio através da criação de uma empresa que seria proprietária dos lotes, a Predial Bandeirantes, fundada em 1934. Já em 1939, os sócios passaram as suas participações nas terras para um grupo de dez banqueiros, que criaram a Recreio dos Bandeirantes Imobiliária S/A.

A real formação do bairro se deu a partir de 1953, com o lançamento do Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes (PA 6028). De autoria do engenheiro e urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro, o projeto previa a integração ambiental e comunitária. A conciliação da topografia local a um traçado reticular, segmentado com diversas praças e parques de floresta nativa, foi a ideia que norteou o seu projeto.

Recreio 30 nos atrás

O crescimento do Recreio foi muito grande nos últimos anos, nem sempre acompanhado pela infra-estrutura adequada. Dos 5.276 habitantes em 1980, aos 82.240 habitantes no ano de 2010, muito teve que ser investido, e continua sendo necessário, para trazer a tona a vocação ambiental do bairro.

Fontes: https://forums.findagrave.com/cgi-bin/fg.cgi?page=gr&GRid=159758946

http://archive.is/t5F9U

http://prefeitura.rio/web/portaldoservidor/exibeconteudo?id=4139711

https://pt.wikipedia.org/wiki/Recreio_dos_Bandeirantes


687 views0 comments
bottom of page