top of page
Projeto de Extensão Estácio -2022/2023
Desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do ensino médio com práticas em IoT
3º encontro
Neste encontro vimos como montar um servidor web dentro do ESP32, permitindo que uma página web dentro do ESP32 seja acessada para controlar um led.
O servidor Web é um local que armazena, processa e entrega páginas da Web para clientes da Web. O cliente da Web nada mais é do que um navegador da Web em nossos laptops e smartphones. A comunicação entre cliente e servidor ocorre usando um protocolo especial chamado Hypertext Transfer Protocol (HTTP).
Neste protocolo, um cliente inicia a comunicação fazendo uma solicitação para uma página web específica usando HTTP e o servidor responde com o conteúdo dessa página web ou uma mensagem de erro se não conseguir fazê-lo (como o famoso erro 404). As páginas entregues por um servidor são principalmente documentos HTML.
Então, você pode estar pensando: “Como vou controlar as coisas de um servidor da Web que apenas processa e entrega páginas da Web?” Bem, então você precisa entender o que está acontecendo nos bastidores.
Quando você digita uma URL em um navegador da Web e pressiona ENTER, o navegador envia uma solicitação HTTP (também conhecida como solicitação GET) para um servidor da Web. É um trabalho do servidor web lidar com essa solicitação fazendo alguma coisa. Você já deve ter percebido que vamos controlar as coisas acessando uma URL específica. Por exemplo, suponha que inserimos um URL como http://192.168.1.1/ledon em um navegador. O navegador envia uma solicitação HTTP ao ESP32 para lidar com essa solicitação. Quando o ESP32 lê esta solicitação, ele sabe que o usuário quer acender o LED. Assim, ele acende o LED e envia uma página da Web dinâmica para um navegador mostrando o status do LED : ON .
O vídeo do encontro está abaixo.
O código utilizado está no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1xkfZJxWNiaZRSPA1Ixf6sZhamEZ1dGRo/view?usp=sharing
bottom of page